O que é um
evento?
Evento é um
acontecimento excepcional, de tempo determinado, gerador de grande envolvimento
e mobilização de um grupo ou comunidade.
O Sucesso do
mercado de eventos é o seu formato, ele tem uma proposta promocional, tem curto
espaço de tempo e ações integradas
simultâneas atraindo o público alvo interessado.Como atinge apenas e
diretamente o público alvo, é mais barato e eficaz que a propaganda.
Sem automação o que acontece?
1. As
Informações de risco quando reportadas já estão desatualizadas
2. O
gerenciamento se torna reativo ao invés de proativo
3. O
processo nunca cresce e nem melhora, pois sua padronização é deficiente e o
processo fica dependendo muito dos colaboradores
Inicia-se a
automatização verificando e diagnosticando onde estão os pontos fracos do
processo do cliente e conscientizá-lo.É por este ponto que devemos iniciar a
consultoria/automação.
CARACTERÍSTICAS
DE NOSSO SEGMENTO
Muitos Realizadores de evento trabalham sazonalmente.
Normalmente empresas com poucos projetos
Isto gera conseqüências que fazem da automação ainda mais importante e
necessária:
1.
Alta
rotatividade de colaboradores (perda de histórico e dados)
2.
Formas de
trabalho diferenciadas de ano a ano (mudam os colaboradores, mudam os métodos)
3.
Falta de
registros e informações de edições anteriores
4.
Inexistência
de bancos de dados de participantes para eventos posteriores
5.
Pessoal
pouco qualificado ou free-lancer, pouco envolvidos no projeto
A.Como
realizar um evento.
Vamos
utilizar o método dos 5P´s da Realização de Eventos para melhor memorizar cada
etapa:
1.
Pré-projeto
2.
Planejamento
3.
Preparação e Organização
4.
Por em Prática/Realizar
5.
Pós-evento
Antes de iniciar cada etapa é bom salientar
que as empresas realizadoras de evento, são como qualquer tipo de estabelecimento
comercial com fins lucrativos, departamento comercial, Administração, Finanças,
Técnico e de Produção
Apenas uma parte do projeto do Realizador
de Eventos é “eventual”, que é o Evento local propriamente dito.
Nesta fase a produção é o setor mais ativo.
Mas é muito importante lembrar que os outros setores trabalham durante todo ano na execução de outros processos
do evento.
1.PRÉ-PROJETO
1.
Definição clara do que deve ser o
evento
2.
O que fazer, quem faz, onde faz,
quando faz, por que faz, como faz e quanto custa fazer (5W/2H)
3.
Demanda do “produto” e concorrência
(análise do mercado)
4.
Que ferramentas usar
5.
Possibilidades de patrocínio
6.
Analise de viabilidade
técnica/econômica (necessidade de recursos técnicos e humanos e simulação
otimista e pessimista do negócio)
2.PLANEJAMENTO
1.
Prospecção de negócios no mercado
convencional ou em projetos inéditos
2.
Contrato de Prestação de Serviços
de Organização com modelos padronizados, detalhes jurídicos, formas de remuneração
claras
3.
Estudos Mercadológicos (propostas
para a temática, sugestões de data e local, perfil dos participantes,
potencial de realização e objetivos e metas)
4.
Calendário de Eventos da Cidade
(aspectos da infra-estrutura, iniciativas similares, capacidade hoteleira)
5.
Previsão Orçamentária (receitas,
despesas, resultado)
6.
Cronograma de Desembolsos
(planilhas de acompanhamento, investimentos iniciais)
7.
Tipos de eventos e terminologia
(congresso, seminário, simpósio ou outro nome)
8.
Programações integradas (exposição
paralela, visitas técnicas, workshops, tutoriais e cursos)
9.
Esboço do Programa (científico,
acadêmico, técnico, social, turístico)
10.Cronograma de Atividades (cronogramas,
responsáveis e prazos)
11.Relacionamento "cliente e
organizador" - Comissões de Suporte (organizadora, executiva, técnica e
outras)
12.Apoio Institucional (entidades de
ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, órgãos governamentais,
associações, sindicatos, autarquias)
13.Programação Visual (logomarca
oficial, impressos em geral)
14.Patrocínios, subvenções e permutas
(iniciativa privada, fornecedores da área, publicações especializadas, órgãos
públicos)
3. PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
1.
Programa Técnico e Científico
(chamadas de trabalhos, comissões específicas, critérios de seleção de
palestras, normas de publicação de textos, planilhas de dias e horários e
formatação final)
2.
Meios e Formas de Divulgação
3.
Automação do Evento (sistemas informatizados
- gerenciamento, administração, credenciamento e outros)
4.
Bancos de dados atualizados e
unificados
5.
Aspectos Jurídicos (marcas e
patentes, contratos e acordos)
6.
Locais de pré Inscrições
(secretaria executiva, secretarias regionais)
7.
Gerenciamento e Administração de fornecedores
( propostas e orçamentos, contratos em geral, previsão orçamentária)
8.
Email Marketing, Textos e
Correspondências com cronogramas de respostas
9.
Visitas para Patrocínios,
Subvenções, Permutas e Negociações especiais
10. Contratação do Local do Evento
(ordem de serviços e suporte e logística)
11.Contratação de Mão de obra
(recepcionistas, coordenadoras, operadores, locutor oficial, mestre de
cerimônia, fotógrafo, seguranças, faxineiras, mensageiros e outros, com
propostas, contratação, treinamento, encargos sociais e trabalhistas)
12.Material dos Participantes (crachá
e pasta de trabalho, bloco de anotações, caneta e formulário para perguntas,
programa oficial, lembranças e brindes, apostila ou anais, certificado,
atestado para carga horária, manual de orientação)
13.Iniciativas Integradas
(estruturação, programa de atividades, conferencistas, infra-estrutura,
divulgação, inscrições, suporte e logística)
14.Locação de equipamentos (Consumo,
permanente, máquinas e equipamentos - microcomputadores, aparelhos de fax,
copiadoras, rádios para intercomunicação)
15.Recebimento de material de Conferencistas
(Manual de orientação, formulários padronizados para currículo, resumo do
trabalho e material de suporte, mapa de localização, inscrição-cortesia)
16. Serviços de Apoio aos
Participantes (hospedagem, passagem, traslados, opcionais noturnos - agência
de turismo oficial)
17. Sessões Solenes (abertura,
encerramento - convites, confirmações, cerimonial)
18. Suporte e Logística (slide-desk,
sinalização, decoração, serviço médico, fotografia, filmagem, serviços
públicos - policiamento, trânsito, linha de ônibus extra)
19.Exposição Paralela - checklist e
pontos importantes a serem checados e providenciados para montagem do projeto:
Exposição
- planta-baixa do local; - montadora oficial dos estandes; - registro no Ministério da Indústria e Comércio; - folheto promocional específico; - regulamento geral e manual do expositor; - coquetel de lançamento; - comercialização de estandes; - equipe de vendas; - projetos de energia elétrica; - taxas da Prefeitura Municipal; - avaliação do Corpo de Bombeiros; - seguro de responsabilidade civil dos visitantes; - oficialização do evento na Secretaria da Receita Federal para importações - cronograma de montagem, realização e desmontagem; - esquema de visitação (divulgação e convites, telemarketing); - serviços de suporte para expositores, montadoras e fornecedores (credenciamento, alimentação, carga e descarga de materiais, segurança, limpeza, salas para reuniões de negócios, estacionamento privativo ou cartões de desconto, depósito de mercadorias); - atendimento a visitantes (credenciamento específico, balcão de informações, catálogo oficial, pontos multimídia, guarda-volumes); - aspectos genéricos (sinalização, decoração e jardinagem, central de recados, visitas de inspeção de fiscais); - Pessoal qualificado para gestão, supervisão e acompanhamento integral.
4. PÔR EM PRÁTICA/REALIZAÇÃO
1.
Credenciamento e Entrega de
Material (crachás, pastas de trabalho, programa oficial, manual de orientação,
apostilas ou anais)
2.
Controle e Supervisão das
Atividades programadas, Acompanhamento dos Serviços de Terceiros, do Centro
de Convenções
3.
Assessoria aos Membros das
Comissões - (listagem dos inscritos, relatório de frequência)
4.
Confecção e Distribuição de
certificados e formulários de avaliação aos participantes
5. PÓS-EVENTO
1.
Elaboração de Relatórios;
2.
Prestação de Contas (cliente
contratante, patrocinadores, comunidade, órgãos financiadores);
3.
Análise de não conformidades para
melhoria continua do evento
4.
Atualização do Banco de dados
5.
Cartas de Agradecimento ou de
Resultados Obtidos;
|
B.
POR QUE AUTOMATIZAR A GESTÃO?
Para
começar, já ouviram falar que estamos em plena “Era da informação digital”?
Isso
quer dizer informações confiáveis em segundos.
Outro
conceito importante é a busca pelo “auto-serviço” já ouviu falar?
Estamos
em um caminho sem volta, o conhecimento ganhou uma velocidade que não retrocede
mais.
Vamos
demonstrar motivos para automação da gestão por uma visão bem “macro”:
1.
Padronização - Consegue-se controlar
e alterar os processos por que eles se tornam previsíveis
2.
Gestão facilitada – você vira o
comandante do processo e com mais tempo dedica-se a outras atividades de
Planejamento e menos rotineiras
3.
Redução de perdas – pois o processo
é controlado sistematicamente
4.
Controle das Vendas - Acompanhamento
efetivo do fluxo de caixa
5.
Implantação do auto-serviço
6.
Institucionaliza-se e se perpetua o
processo de controle de pontos chaves na empresa
7.
Se evita ou reduz-se erros no
processo
8.
Cria-se bancos de dados poderosos
com capacidade de análise rápida para mudanças estratégicas
Palestrante – Ricardo Masch,Profissional de
Marketing e Diretor de Marketing da Quality Soluções Inteligentes e UPPER
Tecnologia em Eventos.
Palestra de Endomarketing, ministrada nas
Dependências da Quality Soluções inteligentes dia 03/04/2009 aos colaboradores
da Empresa
Referencias Bibliográficas da Palestra
Folder de divulgação de curso promovido
pela Associação Brasileiro de Empresas Organizadoras de Eventos - ABEOC
Nacional.
Guia da ABA para realização de eventos
Apoio:José Masch, consultor de Empresas
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